geografiaemacao

ALGUMAS CURIOSIDADES!

Rio Nilo

X

Rio Amazonas

Até pouco tempo o rio Nilo, localizado no Egito, era considerado o maior do mundo. Porém, informações recentes revelaram que esse posto deveria ser assumido pelo brasileiríssimo rio Amazonas. Com 6.868 quilômetros, o rio que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no Oceano Atlântico, junto à Ilha de Marajó, é 173 quilômetros maior que o africano.

Fonte: Adaptado http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/168/curiosidades-do-continente-africano

por Katia.

Qual a ligação entre o Saara e a Antártica??

X

Prata também para o deserto do Saara. Com uma área de mais de 9 milhões de quilômetros quadrados – maior que o Brasil! – ele perde para a Antártica, que têm 14 milhões de quilômetros quadrados desabitados. Isso mesmo! Quem disse que um deserto não pode ser constituído de neve e gelo?

Fonte: Adaptado http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/168/curiosidades-do-continente-africano

por Katia

A nossa história se mistura a história africana. Um exemplo disso é a alimentação. Abará, acarajé, efó e vatapá. Todos são pratos conhecidos da culinária baiana e cujos nomes têm origem na língua dos iorubás – povo africano do sudoeste da Nigéria. Muitos foram trazidos para o Brasil como escravos e, claro!, influenciaram a nossa cultura.

Veja algumas receitas:

Abará

INGREDIENTES:

800g de feijão fradinho quebrado

80g de cebola ralada

60g de camarões secos moídos

1/2 colher ( chá ) de gengibre ralado

120ml de azeite-de-dendê

Sal a gosto

MODO DE PREPARAR:

Deixe o feijão de molho por 5 horas, lave-o em seguida retire toda a casca. Depois de lavado passe no moedor de cereais, transformando-e em massa. Acrescente cebola, camarões secos, gengibre e sal. Bata a massa com colher de pau, acrescente o azeite-de-dendê. Enrole porções em folha de bananeira e cozinhe a vapor.

RENDIMENTO:

6 porções

Fonte: http://www.ctn.org.br/culinaria/index.php?n=5

ACARAJÉ

INGREDIENTES:

800g de feijão-fradinho quebrado

80g de cebola ralada

500ml de azeite-de-dendê

Sal a gosto

MODO DE PREPARAR:

Deixe o feijão de molho por 5 horas, lave-o em seguida e retire toda a casca. Depois de lavado, passe no moedor de cereais, transformando-o em massa, acrescente a cebola e o sal. Bata a massa com colher de pau para que fermente e fique leve. Molde em colher de pau e frite no azeite-de-dendê.

RENDIMENTO:

6 porções

EFÓ

Tempo de preparo: 40 min Rendimento: 04 porções Dificuldade: moderadaReceita Típica da: Bahia
4 xícaras de língua de vaca aferventada
2 xícaras de camarões defumados descascados
1 xícara de castanha de caju e amendoim
2 cebolas grandes
1 xícara pequena de azeite de dendê
1 xícara de leite de coco
sal, pimenta e gengibre à vontade
Como Fazer Efó
Modo de preparo: Estenda, numa peneira, as folhas de língua de vaca aferventadas,cortando com uma faca até ficar uniforme. Esprema as folhas, deixando-as bem abertas para evaporar toda a água. A massa obtida, uma vez seca, é refogada com camarão seco, pimenta, cebola e sal. Leve para cozinhar no azeite de dendê. Cozinhe com a panela tampada, acrescentando, ao final, o leite de coco.
VATAPÁ

RECEITA

Fatie o pão amanhecido (1 kg) e deixe amolecer cobrindo com leite de coco (4 xícaras). Limpe o camarão (300g) retirando a cabeça. No processador passe os tomates ( 5 unidades sem semente) , a cebola (3 unidades graúdas ), o coentro e a pimenta (1 pequena).

Em seguida acrescente as castanhas ( 1 ½ xícara ) , os camarões secos e os amendoins torrados e sem casca( 1 xícara ). Em uma panela acrescente o óleo de dendê( 3 xícaras) quando estiver bem aquecido acrescente a mistura que foi processada e refogue bem para cozinhar os tomates e a cebola.

Quando a mistura da panela já não estiver com muita agua acrescente o pão e coloque o resto do leite de coco (2 litros contando com as 4 xícaras anteriores ). Deixe cozinhar até adquirir a aparência de um mingau espesso.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: