geografiaemacao

Noticias sobre o Sudão

Posted on: junho 9, 2011

Relatório da ONU alerta sobre ‘limpeza étnica’ no Sudão

 

Um relatório confidencial da Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que a invasão da região de Abyei, na fronteira norte-sul do Sudão, pelas forças armadas, levará a uma “limpeza étnica” se os mais de 30 mil habitantes da etnia Ngok Dinka deslocados não puderem retornar.

O informe, de 29 de maio, diz que o governo de Cartum, do norte, pode ter agido premeditadamente ao invadir Abyei quando as Forças Armadas do Sudão (SAF, em inglês) tomaram a região no dia 21 de maio. Os Ngok Dinka são uma tribo negra que se associa com o sul do Sudão, e foram pressionados a deixar a área quando as tropas do norte e integrantes da etnia Misseriya – pastores árabes alinhados com o norte – tomaram Abyei e saquearam suas casas.

A ONU estima que 15% a 20% das casas em Abyei foram queimadas em uma “destruição deliberada” e com violação da lei humanitária internacional. A limpeza étnica é uma política proposital criada por um grupo étnico ou religioso para remover, por meio de meios violentos ou do terror, a população civil de outro grupo étnico ou religioso de certas áreas geográficas. O informe diz que a probabilidade de que os Ngok Dinka possam voltar a Abyei “é limitada”, dada à destruição massiva de propriedade civil e a ocupação de Abyei pelas forças do norte. As informações são da Associated Press.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,relatorio-da-onu-alerta-sobre-limpeza-etnica-no-sudao,727750,0.htm

Publicado por Ana Rosa

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

Categorias

%d blogueiros gostam disto: