geografiaemacao

Um pouco de História…PERÍODO CONTEMPORÂNEO – DO “SONHO” DA LIBERTAÇÃO AO PESADELO DO NEOCOLONIALISMO

Posted on: maio 29, 2011


O continente africano até meados do século XIX tinha uma ocupação européia mais concentrada ao longo do seu litoral e ligadas ao tráfico negreiro. Estabeleceu-se a partir deste momento um intenso processo de desmembramento territorial e desarticulação de inúmeros grupos étnicos que ali viviam. Estas desarticulações e desmembramentos são o estopim de inúmeros conflitos que ocorrem atualmente ao longo do continente africano já que não se respeitou as particularidades de cada grupo, sua cultura, sua lingua, sua ligação com o meio.

Destaca-se neste momento a atuacão no processo de divisão e conquistas territoriais no continente africano os seguintes países:

  • franceses – Argélia, Tunísia (África Ocidental e Equatorial), incluindo Madagascar e Marrocos;
  • britânicos – Egito(incluindo o canal de Suez), Sudão, Rodésia, Uganda, Zanzibar, Quênia, África Oriental Inglesa, Serra Leoa, Costa do Ouro, Nigéria, Gâmbia. A parte sul da África foi conquistada dos holandeses;
  • Alemães – Ruanda-Burundi e Tangancia, Camarões, Togo e atual Namíbia;
  • italianos – litoral da Líbia, da Eritréia e Somália.

Neste período, vale lembrar da Conferência de Berlim (1884 – 1885) que determinou as regras da divisão territorial da África entre as nacoes imperialistas. Qualquer anexação que ocorresse a partir deste momento deveria ser comunicada a todas as nações que mantivessem conquistas territorias no continente africano.

O mapa a seguir mostra como a África ficou dividida após a Conferência de Berlim e dá um panorama do processo imperialista no continente em estudo.

É importante ressaltar que este processo de dominação imperialista não ocorreu de forma pacífica, foi marcado por intensas batalhas entre os colonizadores e o povo nativo, levando a milhares de mortes, em especial, da população local.

por Katia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios

  • Nenhum

Categorias

%d blogueiros gostam disto: