geografiaemacao

Algumas propostas – Atividades, sugestão de filmes, trabalho com imagens entre outras.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – CONTINENTE AFRICANO

Nesta atividade é possível trabalhar com este indicador, levando em conta os aspectos sociais, econômicos e políticos no continente africano, fazendo paralelos com outras regiões do mundo, por exemplo.

Veja o mapa a seguir:

A partir da análise da imagem, responda:

obs: proposta de atividade para o ensino médio. Juntamente com este mapa, disponibilizar um mapa-mundi político.

  1. QUAIS PAÍSES NO CONTINENTE AFRICANO APRESENTAM IDH ATÉ 0,50? O QUE ESTE VALOR REPRESENTA NO QUE SE REFERE AO IDH?
  2. QUAL PAÍS APRESENTA IDH MAIOR QUE O,78? O QUE ESTE VALOR REPRESENTA NO QUE SE REFERE AO IDH?
  3. COMO SE APRESENTA O IDH NA ÁFRICA DO SUL? O PAÍS APRESENTA QUAL NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO? COMPARE COM OUTROS PAÍSES DO CONTINENTE AFRICANO.
  4. FAÇA UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE O IDH NA AMÉRICA DO SUL E NO CONTINENTE AFRICANO.
  5. OBSERVANDO O MAPA, FAÇA UM COMENTÁRIO PESSOAL REFERENTE AO IDH NO CONTINENTE AFRICANO.
  6. ELABORE UMA FRASE COM AS SEGUINTES PALAVRAS(NÃO É NECESSÁRIO ESTAR NESTA ORDEM): IDH – ÁFRICA – DESIGUAL – DESENVOLVIMENTO – PAÍSES – MAIORIA – POBREZA – PRECÁRIA – VIDA – MORADIA – SANEAMENTO BÁSICO

por Katia.

SUGESTÕES DE FILMES:

Filme-  A Sombra e A EscuridãoVale assistir

Sinopse

No final do século XIX, um engenheiro (Val Kilmer) vai para a África construir uma ponte, mas acaba se deparando com dois leões assassinos que aterrorizam os operários, pois várias vítimas são feitas e mesmo com a chegada de um experiente caçador (Michael Douglas), as mortes continuam.

Embora não seja um filme muito fácil de ser encontrado, é bastante interessante e vale a pena assistir, pois é possível abordar vários aspectos do neoimperialismo no continente africano e instigar os alunos a levantar hipóteses, sobre as diferentes formas utilizadas “pelos estrangeiros” para ocupar o território, a questão do idealismo, os interesses obscuros, o desconhecimento total dos costumes, do território e principalmente dos limites impostos ao homem pela natureza em sua total complexidade .

Os alunos de oitava série gostam e se envolvem tanto com o enredo do filme quanto com o diálogo após o filme.

Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento:  1996
Estúdio/Distrib.:  Paramount
Direção:  Stephen Hopkins

Elenco
Michael Douglas … Charles Remington
Val Kilmer … Col. John Henry Patterson

fonte: http://interfilmes.com

DIAMANTE DE SANGUE – retrata a exploração de diamantes e as condições subhumanas dos trabalhadores, além da relação entre a extração do minério e o financiamento da guerra civil em Serra Leoa. Filme mais adequado ao ensino médio.

por Katia.

SENHOR DAS ARMAS – retrata o tráfico de armas e mais uma vez a extração de diamantes financiando a compra de armas para guerrilhas, além de mostrar a questão da AIDS de forma superficial, mas sendo possível trabalhar o tema também, entre outros. É um filme bem violento e por isso mais adequado ao terceiro ano do ensino medio.

por Katia.

HOTEL RUANDA – retrata a história real de Paul Rusesabagina, gerente de um hotel em Ruanda. Foi responsável por salvar milhares de pessoas durante a guerrilha entre hutus e tutsis. A partir do filme é possível discutir os conflitos étnicos no continente, resultado de um processo histórico em que não se respeitou as particularidades da população local. Em primeiro plano durante o processo de ocupação, preocupou-se no lucro fácil, questões geopolíticas internacionais (disputas pelo poder, por território) às custas de muitos e que perduram até a atualidade. Vale a pena ver!.


por Katia.

TRABALHANDO COM IMAGENS

O infográfico a seguir mostra algumas informações e dados referentes a AIDS no continente africano. Em breve postaremos uma sugestão de atividade usando este recurso.

por Katia.

Documentários Discovery Channel – África – A Origem Do Homem

[tn_A+Origem+do+Homem+-+Discovery+Channel+-+2006.jpg]

Muitos cientistas acreditam que os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental. Se isso for verdade, por que os humanos são encontrados em quase todos os lugares do mundo?
Qual a razão de sermos diferentes um dos outros? No documentário ” A Origem do Homem” entenderemos as respostas para essas e outras questões, utilizando as mais recentes pesquisas nos campos da genética e antropologia.
Qual foi a causa do grande êxodo desses seres humanos? Como conseguiram povoar quase toda a extensão da Terra? Como nossos corpos adaptaram-se com o passar do tempo ao meio ambiente? Descubra de onde viemos em A Origem do Homem.

  • Aproveitando as dicas do documentário anterior, vale assistir também as novas descobertas sobre o deslocamento populacional originalmente da África para outros continentes a partir do endereço a seguir:

http://videos.sapo.pt/yqSqbyf8kWIPsduE4YQ8

por Katia.

  • A seguir uma questão da Fuvest. A charge oferece várias outras propostas de atividades dentro da temática referente ao processo de colonização, descolonizacão e panorama atual no continente africano, não se limitando apenas a África do Sul.

Fonte: Géographie 2e, Hachette, 2000.

a) Analise os momentos I e II da charge do continente africano.

b) Como os momentos I e II podem ser caracterizados na África do Sul?

Resolução

a) O momento I enfatiza-se o período da colonização e imperialismo europeu no continente africano, quanto foram traçadas fronteiras colônias arbitrárias. Naquele período, entre o final do século XIX e início do século XX, os europeus estabeleceram seus domínios para explorar os recursos naturais e ampliar seu mercado consumidor. No momento II, pós- independência, os estrangeiros retornam a África como investidores e, muitos como praticantes do ecoturismo. A atividade turística constitui um importante setor da economia para nações como o Quênia, a Tanzânia e Zâmbia.

b) No caso da África do Sul, o momento I refere-se ao domínio europeu, especialmente de holandeses (bôeres) e britânicos. Mesmo com a independência do país na primeira metade do século XX, o poder econômico e político continuou com a minoria branca através do sistema do apartheid em vigor entre 1948 e 1990. O momento II pode representar a África do Sul pós-apartheid, um país recebe razoáveis investimentos estrangeiros e com uma atividade turística bastante desenvolvida.

Fonte: http://www.ciadaescola.com.br/produtos/conquistandoafaculdade/vestibular_resultado.asp?categoria=33111&codigo=165

por Katia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: